Início » Projecto

Projecto

Captura de ecrã 2014-11-28, às 11.45.30 AM

 

Arqueologia das Cidades de Beja

é um projecto onde a cidade se encontra com a sua construção. É um projecto de arqueologia urbana que visa a salvaguarda do património e a produção de conhecimento.

Privilegiando uma abordagem que visa o encontro do conhecimento do passado com a cidade actual e a conjugação de ambos numa perspectiva de participação e desenvolvimento da comunidade, é um projecto que enquadra as suas lógicas de actuação nas Historic Urban Landscapes. Assume como observação fundamental a dinâmica de interacção entre os habitantes da cidade e o espaço urbano e, nessa medida, os processos de recriação e reciclagem do espaço muito para além das intervenções veiculadas por ideologias de poderes.

Por considerar a comunidade como um elemento activo do projecto, esta será convocada a participar na preservação da sua memória e no usufruto do seu passado. Por ser um projecto de uma Universidade, pois que são seus docentes os responsáveis, assume a formação de estudantes como uma exigência de coerência. Os seus resultados haverão de traduzir-se em teses de Mestrado e de Doutoramento.

De ambas as participações se haverão de fabricar novos “equipamentos” para a cidade de Beja e com eles contribuir para o seu desenvolvimento sustentado.

 

Direcção Científica

Maria da Conceição Lopes

(Professora de Arqueologia da Universidade de Coimbra)

Responsáveis de Campo

Ana Margarida Vaz

(Mestre em Arqueologia e Território)

Tiago Marques da Costa

(Mestre em Arqueologia e Território)

Técnicos

Dr. José Luís Madeira (Desenho)

(Instituto de Arqueologia da UC)

 

 

Anúncios
Anúncios