Início » Notícias » Escavações arqueológicas: Em Beja e até às instalações da antiga tipografia do DA (Rádio Voz da Planície)

Escavações arqueológicas: Em Beja e até às instalações da antiga tipografia do DA (Rádio Voz da Planície)

Anúncios

 

IMG_2780

As escavações arqueológicas prévias à construção do novo edifício dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Beja estendem-se agora aos terrenos onde esteve instalada a tipografia do Diário do Alentejo (DA).

As escavações arqueológicas prévias à construção do novo edifício dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Beja estendem-se agora aos terrenos onde esteve instalada a tipografia do Diário do Alentejo. Esta nova fase de prospecção foi antecedida da demolição de uma parte do edifício, nomeadamente, na remoção de chapas de fibrocimento e de asnas metálicas.

Os trabalhos de arqueologia atravessam uma fase de maior ritmo, uma vez que à equipa que se encontra a trabalhar no projecto irão associar-se, durante os próximos meses, mais de duas dezenas de estagiários dos vários ciclos de ensino ministrados pelo Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto.

O estudo arqueológico desta área tem um custo superior a 361 mil euros, financiado em 80% por fundos comunitários, através do InAlentejo – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007/2013.

As escavações decorrem desde 2009, nos terrenos do antigo edifício da Rua da Moeda, destruído por um violento incêndio. Trabalhos que de acordo com a arqueóloga Conceição Lopes, coordenadora da intervenção, já permitiram “delimitar o comprimento do templo romano (integrado numa grande praça – fórum romano), identificar o seu lado de entrada bem como o seu estado de conservação”.

O projecto de construção do futuro edifício dos serviços técnicos do Município de Beja é da autoria do arquitecto Eugénio Castro Caldas e deverá ser implementado em perfeito diálogo com as necessidades de preservação e exposição dos achados arqueológicos.

Ana Elias de Freitas

(Retirado do site da “Rádio Voz da Planície” , do dia 06 de Julho de 2010)

Anúncios