Início » Notícias » Escavações arqueológicas desvendam o que poderá ser a Casa da Moeda de Beja

Escavações arqueológicas desvendam o que poderá ser a Casa da Moeda de Beja

Anúncios

 

Captura de ecrã 2014-11-27, às 2.08.25 PM

Escavações no antigo edificio dos Serviços Técnicos da Câmara de Beja levam à descoberta de vestígios daquilo que poderá ser a Casa da Moeda do reinado de D.João III.

As escavações arqueológicas que decorrem no edificio onde funcionava o departamento técnico da autarquia de Beja continuam a desvendar elementos de grande importância de acordo com a edição de hoje do jornal Público poderá estar ali uma Casa da Moeda que remonta a 1524 referente ao reinado de D.João III.

A arqueóloga Conceição Lopes, responsável pelos trabalhos de escavações, confirmou ao Público o aparecimento de quilos e quilos de moedas de cobre, a respectiva fundição e a oficina onde eram cunhadas.

A investigadora diz contudo que é prematuro dizer-se em definitivo que se trata da Casa da Moeda de Beja mas não tem dúvidas de que se está perante uma descoberta fabulosa. Conceição Lopes espera poder vir a ter condições para prosseguir com os trabalhos para definir com maior rigor o perfil e a dimensão do que admite possa ser a casa da Moeda de Beja.

A confirmar-se que se trata da Casa da Moeda será a segunda da Europa a ser descoberta porque só é conhecida até agora outra estrutura deste género em França.

 

Inês Patola

(Retirado de “Rádio Voz da Planície”)

Anúncios